CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS TRAZ O TEMA ESPAÇO E DEMOCRACIA

Porto Alegre irá sediar o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos em outubro de 2019. Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.

Conhecida como símbolo de diversidade cultural e de integração à natureza, Porto Alegre conta com inúmeras opções de lazer e entretenimento, oferece roteiros culturais, históricos, gastronômicos, de compras e de lazer.

Tradições e culturas gaúchas despertam a curiosidade. A miscigenação de etnias, predominantemente de colonização europeia, é percebida nos costumes, culinária e arquitetura. Esta é uma forte influência encontrada tanto na paisagem humana quanto na paisagem urbana da cidade. Uma das atrações de maior destaque é o Parque Urbano Moacyr Scliar, localizado na Orla da da cidade. O espaço, recentemente revitalizado e urbanizado, trouxe de volta a paixão dos porto-alegrenses pelo Guaíba. Um dos mais belos e estimados aparelhos do mobiliário urbano da cidade, a Orla é palco privilegiado para admirar nosso famoso pôr do sol, um espetáculo diário com hora marcada e um passeio imperdível.

Também em destaque estão os parques e praças, o Brique da Redenção (com antiguidades e artesanato), além de uma intensa e diversificada vida cultural e noturna, com shows e espetáculos nacionais e internacionais, restaurantes de  astronomia típica e internacional que oferecem shows tradicionalistas, ou ambiente refinado.

Dentre as diversas atividades promovidas pelo 21 CBA, uma das atrações do congresso são os próprios locais onde ocorrem as atividades, destacando pontos de relevância histórica, arquitetônica e cultural do município. O público será  convidado a conhecer e visitar espaços como a Casa de Cultura Mario Quintana, inaugurada em setembro de 1990 como  centro cultural, mas que de 1918 a 1980 abrigou o Hotel Majestic, residência do poeta Mario Quintana de 1968 a 1980; o centro Cultural CEEE Erico Verissimo, além do Auditório Araújo Viana, localizado no Parque da Redenção. Outro local que integra a programação do congresso é o Multipalco Eva Sopher, construção que engloba, além do tradicionalíssimo Theatro São Pedro, um complexo cultural com concha acústica, sala de música, salas de ensaio e espetáculos, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre.

Falando em coração da cidade, a Praça da Alfândega, famosa por abrigar a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, será uma das áreas de maior destaque do 21o CBA, recebendo a Feira de Arquitetura, espaço para palestras e eventos e mostra de trabalhos. Em pleno Centro Histórico, na primeira entrada da cidade, abrimos as portas para os participantes do congresso e o público em geral para viver a cidade e nosso evento.

Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.



21 CBA
Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:

Produção:
Apoio:

Apoio Institucional:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - [email protected]