CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA - CONHEÇA OS ESPAÇOS QUE RECEBERÃO O 21º CBA

O 21 CBA ocorrerá em diversos espaços espalhados pela cidade. Saiba mais sobre a Casa de Cultura Mario Quintana

Desde 1990, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), originalmente Hotel Majestic, é um centro cultural que abriga diversos espaços, incluindo bibliotecas, teatros, acervos, discoteca, salas de cinema, espaços multiuso e o Museu de Arte Contemporânea do RS. Seu nome é uma homenagem a um dos maiores poetas brasileiros, Mário Quintana, que viveu no então hotel entre 1968 e 1980.

Com seu auge entre as décadas de 1930 e 1950, o Hotel Majestic foi construído pelo empresário Horácio Carvalho, que contratou o arquiteto teuto-brasileiro Theodor Wiederspahn, para projetar e construir um dos primeiros edifícios do país em que se utilizou o concreto armado. Concebido para ocupar os dois lados da Travessa Araújo Ribeiro, o edifício possui dois blocos interligados por grandes passarelas embasadas por arcadas, contando com terraços, sacadas e colunas. A ideia das passarelas suspensas sobre a via pública foi outro ineditismo à época. O desenho do prédio mistura habilmente estilos históricos, dando uma impressão de grandiosidade.

Com o tombamento em 1990, o antigo Hotel Majestic foi adaptado para tornar-se o grande centro cultural que é hoje, com projeto assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski.

A CCMQ abrigará oficinas do 21º CBA.

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico




21 CBA
Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:

Produção:
Apoio:

Apoio Institucional:

Programação Cultural
Patrocínio:
Financiamento:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - [email protected]