SOLAR DO IAB - CONHEÇA OS ESPAÇOS QUE RECEBERÃO O 21º CBA

O 21 CBA ocorrerá em diversos espaços espalhados pela cidade. Saiba mais sobre o Solar do IAB

Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o antigo prédio guarda muita história. Não há registro da data exata de sua construção, mas estima-se que seja de 1835, período da Guerra dos Farrapos. Em 1932, o local foi vendido ao Governo do Estado, que o utilizou para abrigar vários órgãos públicos, como o quartel-general da Guarda Civil, Chefatura de Polícia, Instituto Médico Legal e DOPS (centro de repressão da ditadura).

O prédio de 921m² foi moradia de Manoel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história oficial da capital gaúcha e do estado. Segundo dados da EPHAC (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre), naquela época o Solar apresentava características da arquitetura colonial portuguesa, como aberturas em caixilho e arco abatido de madeira, cobertura de telhas em capa e canal e camarinha no eixo da fachada principal, mescladas à influência do neoclassicismo em voga no Império, como platibanda e pilastras na fachada principal.

Em 1933, em função de novo uso, o imóvel recebeu alterações em sua configuração original. O prédio do Antigo Necrotério, situado ao lado do Solar e também construído em 1933, apresenta o ecletismo historicista daquele período. O Solar, o Antigo Necrotério e o respectivo terreno formam o conjunto tombado pelo Município de Porto Alegre em 1998.

O Solar pertence atualmente ao Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS), que o restaurou, a partir de 1999, aproveitando a área tanto para ocupação de salas administrativas, quanto para espaços para atividades de centro cultural. A restauração foi assinada pelos arquitetos Ediolanda Liedke e Roberto Paglioza.  Um concurso realizado pelo IAB RS resultou em projeto que detalha a plena utilização do conjunto arquitetônico. Os vencedores foram os arquitetos Ana Carolina Pellegrini, Carla Waleska Mendes, Daniel Pitta Fischman e Marcos Almeida.

O Solar abrigará exposições e outras atividades do 21º CBA.

 Rua General Canabarro, 363



21 CBA
Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:

Produção:
Apoio:

Apoio Institucional:

Programação Cultural
Patrocínio:
Financiamento:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - [email protected]