Inicia na próxima quarta-feira, 09 de outubro, com atividades até sábado, 12 de outubro, em Porto Alegre, o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA). A conferência de abertura contará com a presença de um dos principais nomes do urbanismo brasileiro, a arquiteta Ermínia Maricato, às 19h, no Auditório Araújo Viana, com entrada franca e retirada de senhas no local a partir das 16 horas. A programação da noite de abertura inicia com a apresentação da Orquestra Villa Lobos. Sob a regência da professora Cecília Silveira, a orquestra apresentará programa variado com obras de Heitor Villa-Lobos, Waldir Azevedo, Sérgio Sampaio, Ary Barroso e Paul McCartney.
O evento é promovido desde 1945 pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e nesta edição tem correalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e copromoção CAU/BR, e é uma atividade preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.
Promovendo o debate sobre Espaço e Democracia, o 21º CBA receberá convidados especiais, como os arquitetos e urbanistas Isay Weinfeld, Cláudio Acioly e Nabil Bonduki. A programação conta com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.
As atividades ocorrem em diversos espaços da cidade: Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Centro Cultural da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB, Teatro Dante Barone, Praça da Alfândega, entre outros.
Uma programação cultural gratuita, com patrocínio da Sulgás e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura - PróCultura RS - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, será promovida entre os dias 10 e 12, com atrações teatrais e musicais, em um palco montado na Praça da Alfândega e no Largo Glênio Peres.
O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico.
Homenageada e programação
A homenageada desta edição do CBA é a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro.
Feira de Arquitetura
De 9 a 12 de outubro, o Congresso oferecerá à comunidade porto-alegrense e congressistas uma Feira de Arquitetura, na Praça da Alfândega, o coração da cidade. A feira receberá empresas e instituições vinculadas à arquitetura, patrocinadores além de espaço expositivo de painéis de trabalhos e projetos sobre arquitetura e urbanismo e programação artística, tudo com entrada franca. A Praça da Alfândega ainda abre espaço para atividades abertas sobre arquitetura e urbanismo, com mesas e rodas de conversas abertas à comunidade.
CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
Dia 09/10 (quarta-feira)
Auditório Araújo Viana
19h – Conferência de Abertura com Ermínia Maricato e apresentação da Orquestra Villa Lobos
Dia 10/10 (quinta-feira)
Salão de Atos da UFRGS
9h – Bate-papo com Isay Weinfeld
11h – Proteção ao Patrimônio Cultural - com Maria Paula Van Biene, Paulo Ormindo de Azevedo e Zulú Araújo
14h – Espaços Públicos e o Desenho Urbano Democrático - com Estúdio 41 e Metro Arquitetos
16h – O impacto e conflitos dos grandes projetos urbanos: Porto Maravilha, Estelita, Nova Luz e Minhocão – com Denise Pinheiro Machado, Eduardo Nobre, Lucia Veras e Simone Scifoni
19h - Grande Debate - Espaço e democracia: direito à cidade - com Claudio Acioly Jr., Carlos Vainer e Rita Velloso
Multipalco Eva Sopher
11h – O lugar do arquiteto no mercado imobiliário - com Studio Prudêncio e Smart
Centro Cultural da UFRGS
14h - A economia circular na nova agenda urbana: reflexões para o fazer profissional no mundo em transição - com Alexandre Gobbo Fernandes e Fernando Márcio de Oliveira
Dia 11/10 (sexta-feira)
Centro Cultural da UFRGS
09h – Mobilidade: democratização do acesso à cidade - com Emilio Merino e Gisela Mendez
Praça da Alfândega
11h – Plano Diretor de São Paulo - com Fernando Túlio
Centro Cultural da CEEE
14h - A cidade está morrendo. Viva a cidade! com Carlos Vainer
Salão de Atos da UFRGS
19h - Espaço e democracia: direito à moradia - com Betânia Alfonsin, Bete França e Nabil Bonduki
Dia 12/10 (sábado)
Multipalco Eva Sopher
9h – O Muro – Cidades Muradas - com Napoleão Ferreira da Silva
11h – Cidades e Direitos Humanos - com Arquitetas Negras, Paula Santoro e Tainá de Paula
Praça da Alfândega
9h - Assistência Técnica para a participação social no planejamento urbano em Porto Alegre
11h – ODS e a Nova Agenda Urbana: Planejamento Urbano Sustentável - com Alexandre Gobbo Fernandes, Claudio Acioly, Cid Blanco e Edson Cattoni.
Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa RS
17h – Conferência de Encerramento “Todos os Mundos. Um só mundo” - com Sérgio Magalhães