CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES QUE INTEGRAM O CBA

Público poderá conferir com entrada franca mostras em diversos espaços pela cidade, além de mostras na Feira de Arquitetura, localizada na Praça da Alfândega

Com início na próxima quarta-feira, 09 de outubro, o 21o Congresso Brasileiro de Arquitetos conta com diversas exposições gratuitas em sua programação, que ocorre até sábado, 12 de outubro. Realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil com co-realização do CAU-RS tem como tema desta edição Espaço e Democracia. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

O 21 CBA contará com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, mini cursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Durante a feira será possível conferir as mostras Francisco Riopardense de Macedo: Vida e Obra, XAMA - Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia, Cartas da Cidade, Assistência Técnica em Habitação Social - Projeto Adote uma Casa, além dos Projetos de Arquitetura selecionados no congresso e seleção do acervo do IAB/RS de projetos de arquitetura de concurso.

Além das mostras da Feira de Arquitetura, a programação engloba atividades em diversos espaços da Capital. O Solar do IAB recebe a exposição fotográfica Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência, organizada pelo fotógrafo Leandro Anton, resultado de um projeto do Coletivo Imagens Faladas, que apresenta a produção fotográfica de seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), reunida em 40 fotografias. 

Já na Pinacoteca Aldo Locatelli, será possível conferir a exposição Oscar Niemeyer - a leveza da forma, com fotografias de Custódio Santos. Artistas Mulheres: tensões e reminiscências é a atração da Pinacoteca Ruben  Berta.

No Espaço Luis Fernando Verissimo, no Campus Unisinos Porto Alegre será inaugurada  com evento de abertura na quinta, dia 10, FAM: Fayet, Araujo e Moojen - UMA ARQUITETURA MODERNA NO SUL, que apresenta a manifestação da Arquitetura Moderna Brasileira no sul do país, através de projetos exemplares de Carlos M. Fayet, Cláudio L. G. Araújo e Moacyr Moojen Marques, três arquitetos representativos da geração descendente da vanguarda moderna na região. 

O público poderá conferir na Galeria Xico Stockinger, na Casa de Cultura Mario Quintana, a ação itinerante do MACRS, o MAC Nômade, projeto que busca o diálogo com a comunidade, apresentando as proposições da sede do Museu no IV Distrito.

As atividades para os três mil participantes do 21º CBA serão distribuídas em onze espaços culturais no Centro Histórico de Porto Alegre, buscando promover aos seus participantes a vivência dos espaços da cidade. Na Praça da Alfândega também contará com uma programação cultural totalmente gratuita com música, teatro e performances, com patrocínio da Sulgás e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura - PróCultura RS - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Para mais informações, acesse: www.21cba.com.br |facebook.com/21congressobrasileirodearquitetos | instagram @21cba


Exposições 21o CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETOS

FEIRA DE ARQUITETURA

Local: Praça da Alfândega - Centro Histórico

Data: 9 a 12 de outubro 2019

Horário:  9h às 20h


Arquitetura de Concurso

Acervo com aproximadamente duzentos projetos de arquitetura e urbanismo, premiados em concursos organizados pelo IAB-RS e outras instituições gauchas e trabalhos de equipes gauchas premiadas em concursos organizados fora do Rio Grande do Sul. Resultado de pesquisa realizada em parceria entre a FA/UFRGS, FAU/UnIritter, IAB/RS, com apoio da FAPERGS, CREA/RS e Bang Plotagens, durante mais de quinze anos. Atualmente o acervo segue em desenvolvimento com a colaboração entre o PROPUR e PROPAR/UFRGS e apoio do CnPq. O acervo pode ser consultado on-line, na íntegra em https://www.ufrgs.br/arqconcursosrs/. A participação no XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos conta com o patrocínio do CAU-BR.

Assistência Técnica em Habitação Social - Projeto Adote uma Casa

A gesta~o 2018-2020 do CAU/ES, em seu primeiro ano de atuac¸a~o decidiu, em seu planejamento estrate´gico, que a verba destinada a Assiste^ncia Te´cnica em Habitac¸a~o de Interesse Social (ATHIS) deveria promover ac¸o~es concretas de promoc¸a~o do bem-estar na habitac¸a~o, atrave´s da real transformac¸a~o de reside^ncias existentes na cidade. O objetivo seria promover projetos de arquitetura e execuc¸o~es das reformas das casas identificadas na situac¸a~o real de necessidade de intervenc¸a~o.

Cartas para a Cidade

Como resgatar uma dimensão de afeto, de afetação; como investigar um âmbito de afeto-ação pela cidade? Para responder a essa pergunta, o R.U.A.: Refletir Urbanidades na Ação, núcleo de pesquisa da Escola Livre de Arquitetura (ela.) propõe provocar o público a produzir narrativas escritas endereçadas à cidade, trazendo à tona algumas experiências (individuais e coletivas) constituintes do meio urbano. Esperamos, assim, visibilizar diversas maneiras de contar Porto Alegre, reconstituindo-a sob o ponto de vista de quem a vive e de quem a constrói a partir de suas vivências.

Francisco Riopardense de Macedo: Vida e Obra

A Exposição documental, concebida a partir da obra de Francisco Riopardense de Macedo (1921-2007), apresenta a emersão da memória de sua atuação profissional: Engenheiro, Urbanista, Arquiteto, Escritor, Jornalista, Pesquisador e Historiador, Professor, Artista Plástico, Museólogo e Arquivista. Os registros de suas investigações geraram uma vasta produção artística e literária: xilogravuras, desenhos, descrições e depoimentos em artigos e livros são apropriados como acervo histórico, guardam a trajetória das intervenções feitas nas paisagens e abrem caminhos para os estudos de outros pesquisadores.

XAMA - A XAMA - Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia é uma iniciativa do Núcleo Amazônia Moderna (NAMA), coletivo independente que reúne artistas, arquitetos e grupos de pesquisa das universidades, o qual busca o reconhecimento, a documentação, a preservação e a divulgação da modernidade amazônica. Iniciou as suas atividades em 2016, quando organizou o I Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia em Manaus (SAMA). Realiza, a partir de então, seminários anuais e itinerantes: o II SAMA em Palmas (2017), o III SAMA em Belém (2018) e o IV SAMA em Boa Vista (2019).


Sensibilização do Olhar – A Presença da Ausência

IAB RS - até 23 de out, das 9h às 18h

A produção fotográfica de seis jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase/RS), reunida em 35 fotografias, é resultado de um projeto do Coletivo Imagens Faladas, realizado durante três meses no Bairro Cristal em Porto Alegre. O Imagens Faladas existe desde 2010, reúne fotógrafos profissionais e jovens da periferia e trabalha com a linguagem fotográfica como instrumento pedagógico. Os jovens Maria Eduarda, 13 anos; Arthur, 17; Patrick, 19; João Vítor, 17; Mateus, 17 e Endriws, 19 ingressaram no projeto através de uma parceria do Ponto de Cultura com o Centro de Convivência e Profissionalização da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Ceconp-Fase/RS).


FAM: Fayet, Araujo e Moojen - UMA ARQUITETURA MODERNA NO SUL

Espaço Luis Fernando Verissimo - UNISINOS – Porto Alegre

09 a 11 de outubro, 9h às 22h - Coquetel de abertura e homenagem: 10/11/2019

A exposição "FAM" apresenta a manifestação da Arquitetura Moderna Brasileira no sul do país, através de projetos exemplares de Carlos M. Fayet, Cláudio L. G. Araújo e Moacyr Moojen Marques, três arquitetos representativos da geração descendente da vanguarda moderna na região. Serão expostos 30 painéis fotográficos com as obras do acervo da tríade de arquitetos modernos do RS: FAM (Fayet, Araujo e Moojen). Além de trabalhos acadêmicos desenvolvidos na Disciplina Arquitetura Moderna e Contemporânea Brasileira (2018/2 e 2019/1) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos com a síntese das pesquisas sobre as obras destes arquitetos.


MAC NÔMADE

Galeria Xico Stockinger, 6º andar - Casa de Cultura Mário Quintana

Até 13 de outubro, terças a sextas-feiras, das 9h às 21h / sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h

Representando o movimento da arte e da arquitetura contemporâneas, o MAC Nômade é uma ação itinerante do MACRS que busca o diálogo com a comunidade, apresentando as proposições da sede do Museu no IV Distrito.


OSCAR NIEMEYER - A LEVEZA DA FORMA. Fotografias de Custódio Santos

Pinacoteca Aldo Locatelli

Até 18 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.

A magnitude da obra de Oscar alcança projeção mundial pela grandiosa produção de mais de seiscentos edifícios durante os setenta anos de atividade profissional. Sua obra contém como bem definida por Carlos Eduardo Comas “a monumentalidade formal, o diálogo harmonioso entre retas e curvas, a leveza da arquitetura, os grandes vãos e as formas livres e esculturais, a exploração das possibilidades estruturais do concreto armado e a perfeita integração da arquitetura com as artes plásticas” e possibilita captar imagens sobre vários ângulos e nuances, que expressam sua arte no uso das curvas.  


Artistas Mulheres: tensões e reminiscências

Pinacoteca Ruben Berta



Evento Preparatório:
UIA

Co-Promoção:
Produção:

Apoio:

Apoio Institucional:

Programação Cultural
Patrocínio:
Financiamento:

Co-Realização:
Realização:
IAB

RECEBA NOVIDADES:


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPARTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL

SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE - PONTO DE CULTURA DO SOLAR DO IAB
Rua General Canabarro, 363 - CEP 90010-160 - Centro - Porto Alegre - RS +55 51 3212.2552
[email protected] - [email protected]