Em busca da democratização da arquitetura, da valorização da perspectiva do saber local e de um maior entendimento do fazer arquitetônico como ferramenta para o desenvolvimento social e urbano, a Associação Cultural Vila Flores apresenta a exposição Queremos Falar Daqui: Democratizando a Arquitetura no 4º Distrito com o objetivo de mostrar o 4º Distrito sob a ótica arquitetônica de quem o vivencia. A mostra tem visitação integrada à programação do 21 CBA, em cartaz até 20 de outubro com entrada franca. Neste domingo, 13 de outubro, das 10h as 12h ocorre uma visita guiada à exposição, ao Vila Flores e à Cooperativa Vinte de Novembro, além de uma roda de conversa com as 4 iniciativas. O evento acontece mesmo com chuva, no Galpão do Vila Flores (Rua São Carlos, 753).
Reunindo iniciativas parceiras e também atuantes no território em questão, a Associação se uniu com o escritório AH! Arquitetura Humana, o projeto Geração Urbana e a ONG Mulher em Construção para compartilhar suas percepções de arquitetura colaborativa. Estrutura-se, assim, uma exposição de múltiplos agentes.
A exposição se inicia com a mostra "Juntos" que foi exposta na Bienal de arquitetura de veneza de 2016, propondo uma abordagem onde a arquitetura é ferramenta para um processo genuinamente social. São 15 projetos espalhados pelo Brasil em que o fazer coletivamente e interdisciplinarmente é o pressuposto para o desenvolvimento de uma arquitetura, atendendo a demanda do grupo e promovendo uma solução para o processo social desencadeado. O Vila Flores fez parte dessa composição como único representante do RS e único na relação do patrimônio cultural edificado como construção colaborativa.
O percurso da exposição segue com o trabalho do grupo Geração Urbana, que durante os anos de 2014 e 2015 desenvolveu no território uma série de projetos arquitetônicos e urbanísticos para o 4º distrito, após a vivência local com entrevistas e eventos organizados para promover a integração entre vizinhos. Dessa pesquisa nasceram projetos elaborados pelos estudantes como exercício acadêmico, que se encadeiam por todo o território, promovendo uma rica discussão sobre o fazer acadêmico e as ditas "regenerações urbanas".
Na sequência, o escritório AH! Arquitetura Humana apresenta o projeto para o Assentamento Vinte de Novembro, que contempla 40 unidades habitacionais e conta com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Arquitetura Humana e Cooperativa Vinte de Novembro são atores do quarto distrito de Porto Alegre, que através das suas distintas arenas de atuação, luta e resistência, buscam a transformar a sociedade e promover a justiça nas cidades.
Por fim, a ONG Mulher em Construção: iniciativa residente do complexo Vila Flores, atua há 13 anos na capacitação e geração de renda de mulheres no campo da construção civil. Promovendo a autonomia, a cidadania e o empoderamento de mulheres em condição de vulnerabilidade social, auxilia sua inserção no mercado de trabalho contribuindo com a diminuição das desigualdades de gênero no trabalho através da arquitetura.
“Queremos Falar Daqui” é uma mostra de trabalhos e processos arquitetônicos, urbanísticos e sociais que faz um convite à reflexão sobre a forma como e com quem moldamos nossos territórios.
Realização: Associação Cultural Vila Flores | Apoio Institucional: CAU/RS | Apoio: AH! Arquitetura Humana, Mulher em Construção, Geração Urbana e Cooperativa Vinte de Novembro